Ficha Nacional de Registro de Hóspede Digital começa a ser testada na rede hoteleira

     Ministério do Turismo Lança Ficha Digital para Hospedagem: Inovação Promete Transformar Check-in em Hotéis.

   Com a nova ficha, os dados coletados serão armazenados digitalmente, reduzindo os riscos de perda ou vazamento de informações confidenciais.

Foto: Divulgação

     O Ministério do Turismo deu início à fase de testes do novo modelo digital da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH). Nesta etapa inicial, 19 hotéis, selecionados pelas entidades que compõem o Conselho Nacional de Turismo (CNT), foram convidados a integrar a plataforma que promete revolucionar o check-in ao garantir a transmissão segura e precisa das informações dos hóspedes, em conformidade com as exigências legais.

     Com a nova ficha, os dados coletados serão armazenados digitalmente, reduzindo os riscos de perda ou vazamento de informações confidenciais. “Estamos dando um passo importante para o setor. O sistema eletrônico não apenas moderniza a gestão hoteleira, especialmente os pequenos empresários, mas também promove eficiência, segurança e sustentabilidade, elevando a experiência do hóspede e impulsionando o setor rumo a um futuro mais digital e integrado”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

     O Mercure Brasília Líder, da rede Accor, saiu na frente e tornou-se o primeiro hotel do país a testar a nova tecnologia. A partir de agora, turistas que se hospedarem nesse estabelecimento poderão preencher a FNRH de forma eletrônica, tornando o processo de check-in mais rápido e eficiente.

     “A digitalização da Ficha representa um salto significativo para o setor hoteleiro brasileiro. Com essa tecnologia, conseguimos não apenas otimizar e agilizar o check-in, mas também reforçar a segurança dos dados e proporcionar uma experiência mais fluida para nossos hóspedes. Na Accor, temos orgulho de participar dessa iniciativa, que certamente impulsionará a adoção de novas tecnologias no futuro da hotelaria no Brasil”, destacou Marcelo Salomão, vice-presidente sênior de Tecnologia da Accor Américas.

     A primeira fase do projeto tem como objetivo testar as funcionalidades da FNRH digital e realizar os ajustes necessários. A meta é que toda a rede hoteleira adote a versão digital da ficha até o próximo ano.

     Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, o novo sistema não só moderniza o envio das informações exigidas pela Lei Geral do Turismo, mas também traz benefícios tangíveis tanto para os hotéis quanto para os hóspedes, ao permitir o preenchimento e o gerenciamento eletrônico dos dados turísticos.

     Integração Total e Visão Estratégica

O sistema será integrado a plataformas de gestão hoteleira (PMS) e outras ferramentas digitais, oferecendo uma visão abrangente dos dados dos hóspedes. Essa integração possibilitará a geração de dados robustos, essenciais para a análise de tendências e para a tomada de decisões estratégicas no setor. “A FNRH Digital foi projetada para suportar grandes volumes de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável, mesmo nos picos de turismo”, afirmou Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro.

     Sustentabilidade em Foco

Além da eficiência operacional, o novo sistema digital contribuirá significativamente para a sustentabilidade, reduzindo o uso de papel e os custos com impressão, alinhando-se às práticas eco-friendly cada vez mais valorizadas pelo mercado.

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